Santuário do Bom Jesus do Monte (também referido como Santuário do Bom Jesus de Braga) localiza-se na freguesia de Tenões, na cidade, concelho e distrito de Braga, em Portugal. Fica situado nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

Este santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus constitui-se num conjunto arquitetónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).

Foi elevado a basílica-menor em 5 de julho de 2015.[1]

A sua peculiar disposição serviu de inspiração para outras construções, como por exemplo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, no Brasil.

Está classificado como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Santuário do bom de Jesus de Braga
Vista exterior Parcial 🙂

Pelo disposto no Alvará régio de 27 de janeiro de 1806, os terrenos baldios localizados nas imediações da Igreja do Bom Jesus, foram doados ao santuário.

A partir de então, foram plantadas árvores, formadas clareiras, abriu-se um lago artificial de grandes dimensões, construíram-se caminhos e socalcos. A esse conjunto, posteriormente, seriam adicionadas algumas grutas de cimento armado.

Atualmente, o parque constitui-se numa área arborizada, com trilhos para percurso a pé ou a cavalo, diversos jardins e lagos artificiais (o maior dos quais com barcos para alugar), estabelecimentos de restauração, praças e outras infra-estruturas.

Lago do parque do Bom Jesus de Braga
Cantos e recantos onde se pode vislumbrar a cidade de Braga
Natureza sempre presente em cada recanto
Interior da Basílica do Bom Jesus de Braga