O Santuário do Bom Jesus do Monte (também referido como Santuário do Bom Jesus de Braga) localiza-se na freguesia de Tenões, na cidade, concelho e distrito de Braga, em Portugal. Fica situado nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.
Este santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus constitui-se num conjunto arquitetónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).
Foi elevado a basílica-menor em 5 de julho de 2015.[1]
A sua peculiar disposição serviu de inspiração para outras construções, como por exemplo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, no Brasil.
Está classificado como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.


Pelo disposto no Alvará régio de 27 de janeiro de 1806, os terrenos baldios localizados nas imediações da Igreja do Bom Jesus, foram doados ao santuário.
A partir de então, foram plantadas árvores, formadas clareiras, abriu-se um lago artificial de grandes dimensões, construíram-se caminhos e socalcos. A esse conjunto, posteriormente, seriam adicionadas algumas grutas de cimento armado.
Atualmente, o parque constitui-se numa área arborizada, com trilhos para percurso a pé ou a cavalo, diversos jardins e lagos artificiais (o maior dos quais com barcos para alugar), estabelecimentos de restauração, praças e outras infra-estruturas.



